Ensinado seu filho fazer a Higiene Pessoal
Nem sempre é fácil ensinar uma criança a fazer as coisas que precisam ser feitas, isso inclui a higiene pessoal. Desde bebê, escovamos os dentinhos deles, trocamos fraldas, damos banho... Mas, chega o momento de ensiná-los a fazer por eles mesmos.
A criança aprende por repetição, isso é um fato. Fazer todos os dias, ensinar todos os dias, mostrar todos os dias... Isso pode ser bem cansativo, mas é assim que eles aprendem.

No meio desse processo, nós podemos utilizar algumas ferramentas para ajudar as crianças á memorizarem e entenderem o processo mais rápido (e ajudar nossa paciência também):
Livrinhos relacionados ao assunto
Figuras da sequencia de ações coladas na parede
Vídeos e músicas
Diálogos e Perguntas
As perguntas funcionam super bem nesse processo, ao invés de você pedir ou mandar a criança fazer algo, faça uma pergunta:
O que vem depois de colocar a pasta na escova?
O que fazer quando tossir?
O que você precisa fazer para se secar?
Para nós, adultos, são perguntas óbvias, mas para as crianças não. Eles precisam ser lembrados (o tempo todo) do que precisa ser feito e como deve ser feito
As perguntas também estimulam o raciocínio da criança, fazendo com que eles aprendam a pensar por eles mesmo o que tem que ser feito e não apenas fazer o que foi mandado.
Além disso, eu diria pra você estruturar o ambiente para eles conseguirem usar e fazer as coisas sozinhos. Pra mim, a melhor idade para ensinar as crianças é acima de 3 anos. Abaixo disso, eles são muito imaturos para qualquer ensinamento (com algumas exceções).
De qualquer forma é sempre bom a criança ter o mínimo de maturidade para entender os processos.